Pisos drenantes: Uma alternativa eficaz em sustentabilidade

 em PISO PERMEÁVEL

Saiba mais sobre este material de pavimentação ecologicamente correto
que oferece a durabilidade do concreto, mantendo o escoamento de águas
pluviais e reabastecendo os sistemas de bacias hidrográficas locais.

As superfícies pavimentadas são tão onipresentes nas áreas urbanas que a maioria de nós não pensa muito no impacto que elas têm na qualidade da água e na saúde do meio ambiente. Mas a realidade é que na medida em que mais áreas de terra são pavimentadas, uma quantidade maior de água da chuva acaba caindo sobre superfícies impermeáveis, como estacionamentos, calçadas, ruas, passarelas, piscinas ou pátios, ao invés de encharcar o solo. Isso cria um desequilíbrio no ecossistema natural e leva a uma série de problemas, incluindo erosão, inundações repentinas, esgotamento do lençol freático e poluição de rios, lagos e águas costeiras.

Mas uma solução muito simples para evitar esses problemas é optar pelos pavimentos de concreto permeáveis, popularmente conhecidos como pisos drenantes, na construção de qualquer área externa que esteja constantemente em contato com a água. Além de serem antiderrapantes e atérmicos, sua importante função de escoar 100% da água para o solo é uma alternativa eficaz para capturar a água da chuva e pode funcionar como uma estrutura de retenção da água, reduzindo ou eliminando a necessidade de sistemas tradicionais de gerenciamento de águas pluviais, como as ligações de esgotos, por exemplo.

ESTÉTICA

Alguns gostam do aspecto orgânico e texturizado dos pisos drenantes em sua cor padrão cinza, mas para aqueles que querem um olhar diferente, existem várias opções para melhorar a estética com tratamentos de cor e retificação.

 

INSTALAÇÃO

Apesar da instalação ser relativamente simples, seu assentamento não é realizado da forma convencional, utilizando argamassa e contra piso. Para garantir a permeabilidade é necessário preparar o solo utilizando pedra britada grossa, pedra britada fina e um banco de areia prévio à colocação dos pisos drenantes, além de outras pequenas orientações técnicas de instalação. Caso contrário, ele não cumprirá suas funções adequadamente.

Mas feito todo esse processo corretamente, imediatamente após a instalação já é liberado o trânsito de pessoas e veículos.

 

MANUTENÇÃO

Para a manutenção é necessário apenas limpar regularmente o acúmulo de sujeira retido na superfície do material utilizando lavadoras de alta pressão para desobstruir os poros.

 

Para saber mais, entre em contato com a gente. Somos líderes no mercado e estamos à disposição para soluções técnicas e funcionais de acordo com a sua necessidade.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário